Gentileza Gera Gentileza

 Dar proteção a vida e a saúde, buscar a redução de acidentes e lesões provocadas pelos acidentes de trânsito, são requisitos para a gentileza ser empregada a todo momento nas vias abertas à circulação



 

É sabido que as nossas estradas tornaram-se palco de muitas tragédias, de muitas lágrimas e sofrimentos causados por veículos automotores que são controlados pelos seres humanos.

Mas, pelo jeito, as pessoas ainda não sabem o que é realmente cuidar uns dos outros. Somos fomentados pela impaciência e a intolerância, como se fôssemos jogadores de vídeo game a todo o momento.

As vias abertas à circulação já estão saturadas de tantos veículos transitarem por elas o dia inteiro todos os dias, pedindo socorro, mas ninguém as ouve. Triste realidade. Usamos dela para atender todas as nossas necessidades, seja de forma direta ou indireta.

Diretamente vamos a padaria, ao trabalho, ao médico, seja a pé como pedestres ou seja com algum tipo de veículo (carro, moto, motoneta, etc), fazemos nossas caminhadas para nos exercitar ou simplesmente contemplar a natureza, andamos de bicicleta seja também para se exercitar, ou apenas dar uma voltinha ou até mesmo a utilizamos para trabalhar ou se deslocar até o trabalho, pegamos o ônibus, etc.

E indiretamente utilizamos do trânsito quando pedimos uma pizza por telefone, ou um remédio na farmácia, quando recebemos algumas encomendas pelas transportadoras, além do que nossos alimentos e mantimentos também na sua grande maioria esmagadora são transportados pela via terrestre, ou seja, pela modal rodoviário, o que será assunto para outra conversa.

Lamentavelmente nossas estatísticas são terríveis quando falamos de sinistro (acidente) de trânsito. No mundo, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU morrem vítimas de acidentes de trânsito em média 1.300 milhões de pessoas todos os anos. No Brasil de 40 a 45 mil, uma média de aproximadamente 100 pessoas que perdem suas vidas diariamente. (https://brasil.un.org/)

E morrem por quê? E como podemos contribuir com um trânsito mais seguro, já que 90 % (noventa por cento) da culpa são motivadas pelo fator humano?

Simples, apenas ser mais gentis no trânsito, ou melhor, sermos mais gentis com nós mesmos, a um ditado que diz o seguinte: “gentileza gera gentileza”, e assim nos respeitando no dia a dia em qualquer lugar criaremos uma corrente do bem, com o propósito de uma convivência em todos os ambientes de forma mais harmônica, e assim o trânsito sentirá esses reflexos e num futuro não muito distante, teremos o que há muito desejamos, um trânsito mais humanizado e seguro.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) nos dá algumas instruções para serem respeitadas e obedecidas, mas porque é tão difícil de cumprir uma lei que nos traz apenas benefícios e não malefícios?

Em seu Art. 29, diz (apenas algumas citações):

  • Que, devemos guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas;
  • Que, a prioridade de passagem na via e no cruzamento deverá se dar com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, obedecidas as demais normas deste Código;
  • Que, todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que:

a) nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;

b) quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;

c) a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua                  o trânsito que venha em sentido contrário;

  • Que, todo condutor ao efetuar a ultrapassagem deverá:

a) indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;

b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;

c) retomar, após a efetivação da manobra, a faixa de trânsito de origem, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou fazendo gesto convencional de braço, adotando os cuidados necessários para não pôr em perigo ou obstruir o trânsito dos veículos que ultrapassou;

  • Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

Mas, infelizmente, não é isto que vemos, não é mesmo?

A Organização Pan-Americana da Saúde juntamente com a Organização Mundial da Saúde - OPAS/OMS (www.paho.org) além do CTB, também têm um papel fundamental na sociedade, pois atuam diretamente com a saúde, pois saúde também é refletida no trânsito, haja vista, que quando um pedestre é atropelado ou até mesmo nas colisões frontais, laterais ou traseiras, podem gerar um prejuízo enorme a quem é vitima deste acidente, pois pode ficar com vários tipos de sequelas, sejam reversíveis ou irreversíveis.

Em 28 de outubro de 2021 a OMS deu inicio a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, com a intenção de reduzir as mortes e lesões provocadas no trânsito mundial; seja na melhoria das infraestruturas, nas normas de segurança dos veículos, na redução da velocidade com o critério de aplicar de forma correta as leis de trânsito e pela sobrevivência pós-acidente. (https://www.paho.org/pt/noticias/28-10-2021-oms-lanca-decada-acao-pela-seguranca-no-transito-2021-2030) (https://www.paho.org/pt/topicos/seguranca-no-transito)

O Visão Zero, que é um fenômeno global criado na Suécia no ano de 1997, tem como premissa: Nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável.

Essa ideia foi firmada pelo fato de que o ser humano comete muitos erros e esses erros devem ser prevenidos a partir de medidas de segurança como a redução dos limites de velocidade e, isso deu muito certo no país de origem. Houve uma redução significativa de mortes no trânsito desde a implementação deste movimento. (https://visionzerochallenge.org/)

Então, lembre que toda vez que sair de casa, seja a lazer ou a trabalho, sempre ficará alguém a nossa espera, voltar para casa de forma segura é a nossa principal meta ao deixá-la, mas isso depende de cada um de nós. Seja Gentil.











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