Movimento Maio Amarelo




Mais um mês de maio se inicia e com ele se renovam as esperanças de um trânsito mais humanizado e seguro com as ações promovidas pelo Movimento Maio Amarelo.

Mas o que é mesmo Maio Amarelo, quando e por que foi que ele surgiu?

Durante a Assembleia Geral promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que cerca de 1,3 milhão pessoas morreram por ano devido aos acidentes de trânsito nos 178 países da ONU, e que aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram, porém com sequelas.

Daí nasceu o Movimento “Maio Amarelo” com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade mundial sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito, e para isto veio propor ao Poder Público e a sociedade civil a realização de ações pautadas na segurança viária, a fim de mobilizar toda a sociedade.

A escolha do mês de maio ocorreu devido a Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito no dia 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

Assim, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) criou o Movimento Maio Amarelo no Brasil em 2014. De lá para cá foram várias as tentativas para atingir esse objetivo, porém ainda de forma tímida e com pouco resultado efetivo.

Lamentavelmente o que se vê são ações pontuais o qual toma força apenas no mês de maio, e também por ocasião da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre sempre entre os dias 18 a 25 de setembro de todos os anos, conforme art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mas o fato é que necessitamos urgente de ações efetivas que venham a contribuir com a segurança viária e assim reduzir e quem sabe zerar o número de mortes nas nossas estradas, todavia, é importante dizer que essas ações mesmo que sejam pontuais são muito importantes.

Estamos no oitavo ano da criação do Movimento Maio Amarelo no Brasil e necessitamos cada vez mais do engajamento do Poder Público e da sociedade civil organizada, sem essa união fica cada vez mais difícil atingirmos o objetivo.

A Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) divulgou por meio da resolução 871/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) o tema, a mensagem e o cronograma das campanhas educativas de trânsito a serem realizadas de janeiro à dezembro de 2022.

O Slogan deste ano é “Juntos Salvamos Vidas” para que possamos refletir sobre isso neste 2022.

ASSISTA AO VÍDEO - MOVIMENTO MAIO AMARELO

#maioamarelo #onu #oms #acidentedetransito #educaçãoparaotransito #gestãodetransito #consultoriadetransito #transito #segurancanotransito #emersonandrade  

Referências bibliográficas:

Movimento Maio Amarelo. Disponível em <https://maioamarelo.com/o-movimento/> Acesso em 01 de mai. 2022

Resolução 871/2021 CONTRAN. Disponível em <https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/conteudo-contran/resolucoes/Resolucao8712021.pdf> Acesso em 01 de mai. 2022

Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Lei 9.503/1997. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho do dono do posto Formento é velado em Navegantes

PARECER SOBRE A COMPETENCIA DO CONTRAN EM ALTERAR OU MODIFICAR A LEI.

O Trânsito e a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.