Gestor Municipal de Trânsito. Requisitos e características!


Dificuldades existem sim, para todo gestor; e não é diferente para o gestor de trânsito municipal, pois liderar e engajar uma equipe, principalmente no órgão publico, é muito mais complicado, tendo que fazer com que sua equipe que na maioria das vezes encontra-se desmotivada, com vícios em suas rotinas diárias, tenha visões futurísticas de que precisam sempre melhorar sua postura profissional e pessoal.

Mas, é um desafio inspirador para quem quer crescer e passar por uma experiência mutua, galgando em uma liderança humana, procurando sempre trazer para a equipe respeito e confiança.

Quem não está preparado para ser um gestor municipal, corre o sério risco em incorrer em atos de improbidade administrativa, os quais lhe causarão muita dor de cabeça, pois qualquer irregularidade responderá pelos erros cometidos, nos limites e rigores da lei.

Sua liderança deve ter afinco, pois seu cargo está no meio do bombardeio, entre seus superiores e seus subordinados, cada qual com suas visões e dificuldades em resolver cada detalhe, problemas e desafios, cabendo ao gestor colocar em prática suas habilidades para resolução dos mesmos.

Para isto, o gestor municipal deverá possuir características pessoais fundamentais para que o possibilite a promover uma boa relação interpessoal e de comunicação, buscando trazer para sua equipe de forma inteligente, uma convivência confiável, de respeito, amigável; planejando sempre suas ações, para que sua equipe entenda como deverá agir e se veja como parte do todo. É fundamental ser organizado e possuir um comportamento ético e de responsabilidade, pois sem isto, sua equipe não terá nenhum respeito e comprometimento com ele e com o departamento.

Aliada as características que devem ser encontradas facilmente no gestor de trânsito municipal, deve primordialmente conhecer a legislação pertinente a sua função, compreender o sistema nacional de trânsito, entender e identificar como o município em que está atuando está para o sistema nacional de trânsito e cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito, sempre buscando garantir a preservação da vida e nela incluída a defesa do meio ambiente (art. 1º, § 5º CTB).

Todo estado e não diferente cada município possui suas dores, suas dificuldades em colocar em prática a legislação, quer seja federal, estadual ou municipal, muitas vezes deixando a inércia tomar conta, tornando-os ineficientes, e isto é um perigo a toda sociedade.

Assim sendo, o gestor possui um trabalho árduo, pois saber de seus deveres, o que pode e o que não pode fazer, o que tem de incumbir, até onde vai sua gerencia, respeitar as leis, estar atento a lei de responsabilidade fiscal, cumprir com suas obrigações através das receitas e despesas para não cair no crime de responsabilidade fiscal, requer muita responsabilidade e eficiência em sua conduta.

Com estas características e requisitos técnicos profissionais elencados acima, certamente o gestor municipal de trânsito triunfará na sua missão em promover um trânsito seguro em seu município, sendo respeitado pela sua equipe, pela sociedade e pelos administradores públicos a qual lhe confiaram essa missão de ser o gestor municipal de trânsito, o credenciando a novos desafios.    

“Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto”. Provérbios 10:9

#gestor #gestordetransito #gestormunicipal #consultoriadetrânsito #transito #educação 

Contato:

(47) 98440-3003 - WhatsApp


FACEBOOK: emersonandrade.transito

INSTRAGRAM: @emersonluizandrade

LINKEDIN: Emerson Andrade Trânsito

YOUTUBE: Emerson Andrade – Trânsito

TWITTER: @andradetransito


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho do dono do posto Formento é velado em Navegantes

PARECER SOBRE A COMPETENCIA DO CONTRAN EM ALTERAR OU MODIFICAR A LEI.

O Trânsito e a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.