Para especialista, desobediência à faixa é cultural!!!!


10/03/2012 | N° 12515

TRÂNSITO


O especialista em trânsito Emerson Luiz Andrade lembra que o comportamento de alguns pedestres, que insistem em não utilizar faixas de segurança, passarelas ou túneis, é um problema comum a todas as cidades brasileiras. Para Andrade, o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acima de tudo, é uma questão cultural:

– No caso desse acidente na Rua 7, além do pai fazer errado, não pensou na segurança da própria filha, ao atravessar em meio aos carros.

Apesar da legislação prever punições a pedestres infratores, que deixarem de utilizar as travessias seguras, as sanções não são colocadas em prática. Para Andrade, a implantação dos corredores de ônibus em Blumenau – mudança relativamente recente no trânsito da cidade – exige ainda mais atenção de quem precisa atravessar as vias a pé:

– As pessoas precisam se adaptar à nova modalidade. É um ato suicida querer atravessar fora da faixa.

Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o Santa não identifica crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais – atravessar a rua fora da faixa de segurança é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro – nem familiares que possam levar ao seu reconhecimento. Este cuidado consta do Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho do dono do posto Formento é velado em Navegantes

PARECER SOBRE A COMPETENCIA DO CONTRAN EM ALTERAR OU MODIFICAR A LEI.

O Trânsito e a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.